De longa data estamos acostumados a usar softwares que nos auxiliam no dia-a-dia, desde um Word ou Excel até sites web com zilhões de informações onde o conhecimento humano em todo seu potencial está disponível para quem quer aprender e/ou utilizar.
Muitas vezes brincamos no passado em confrontar os humanos com esses 'programas', tipo colocar o campeão de xadrez do mundo contra os super-computadores da IBM para ver o resultado. Seja lá qual foi o resultado fique sabendo que essas tentativas fizeram parte da era pré-cambriana do desenvolvimento de softwares e são verdadeiros brinquedos perto da IA.
Mas já se passaram muitos anos e os sistemas acima mencionados ganharam uma 'capacidade' suficiente para executar algumas das tarefas que hoje ainda são feitas por humanos.
Aí você pensa...IA está vindo para 'roubar' nossos empregos. A realidade não é bem essa. Quando uma Tesla colocou no mercado um carro que é capaz de dirigir sozinho ( veículo autônomo ) todo mundo achou legal porque abriu um leque para mais conforto nas viagens e mesmo, para as companhias de taxi, uma possibilidade de expansão dos negócios.
E é exatamente isso que é IA...dependendo do seu uso tem o potencial de ser aquele amigo imaginário que todos gostaríamos de ter nos avisando sobre algo que esquecemos, por uma oportunidade a nossa frente.
Com certeza, IA irá agregar um potencial a raça humana e cabe a raça humana guiar seu uso e aplicação.
Com certeza num campo de batalha ( coisa incompatível com uma sociedade moderna pois representa um custo não vital ) o uso de IA irá poupar muitas vidas.
Mas como toda ferramenta, IA poderá ser usada para o bem o mal. Eu pessoalmente acredito que o potencial benéfico da ferramenta é muito superior ao maléfico.
Se você tem uma Alexa ou google assistente já tem uma ideia de como um assistente, mesmo sem IA, pode te ajudar no dia-a-dia.... imagine quando tiver.
A IA é uma ferramenta capaz de executar uma tarefa que há pouco tempo atrás só humanos eram capazes de executar.
Citando um exemplo, um cliente envia um sinistro para uma seguradora com uma foto do carro dele batido. Antigamente só uma
pessoa poderia qualificar o que vem a seguir:
1-A apólice de seguro que cobre o sinistro? Isto exige a identificação do veículo (placa, cor, etc.) e da apólice.
2-O Carro é realmente o do cliente da apólice ?. Podemos enviar um veículo acidentado mas este já foi vendido e quem estava dirigindo
no momento do acidente era outra pessoa.
3-Período do dano é compatível com a atualidade ? O cara pode estar enviando uma foto de um acidente anterior pleiteando um novo reparo.
4-O acidente ocorrido é coberto pela apólice de seguro? O cliente fez uma apólice contra roubo mas o dano causado ao veículo foi que ele
foi pego numa inundação. Portanto a apólice não cobre o conserto.
5-Qual o grau do dano? Pode ser que seja perda total do veículo ou pode compensar recupera-lo.
Essas analises demorariam um bom tempo para serem feitas e exigiriam uma pessoa ou mais para a analise.
Com IA isso seria feito em segundos.
Tenha em mente que as IAs que temos contato hoje são um pool de servidores interconectados que são capazes de realizar tarefas, como responder perguntas por exemplo, em um segundo pesquisando zilhões de sites na internet.
Por esse motivo as grandes companhias fizeram grandes investimentos em IA e a intenção delas é terem lucro com a venda de serviços. Como estão na fase de implantação eles abriram alguns recursos para que as pessoas usem a IA e vejam como funciona, focando no resultado obtido. Este é o caso da ChatGPT, feita pela OpenAI, onde você pode fazer umas vinte pesquisas diárias gratuitamente.
Um bom exemplo de IA seria quando você for num site como google e fizer uma pesquisa ele retorna milhares de resultados e você perde horas para achar o que precisa. Com IA você pode 'categorizar' a pesquisa para que ela traga somente uma única resposta, exatamente a que melhor atende a sua pergunta e isto não em uma hora mas sim em um segundo. Se a resposta não foi exatamente a desejada você pode pedir para a IA refinar a pesquisa passando para ela novas 'condições' da pesquisa.
Como o investimento em IA precisa ser grande a IA é uma ferramenta oferecida por grandes empresas como OpenAI(ChatGPT e ChatBot), Microsoft(CoPilot e Bing), Gemini (Google) entre outras.
Note que, por exemplo, o ChatGPT é o site de inteligência artificial que responde perguntas via web. Mas existe outro 'site' chamado ChatBot que cria imagens 'personalizadas' de usuários chamadas de bots e teve uma enorme aceitação no mercado. Só para dar uma ideia de quantas IAs temos disponíveis hoje para nosso uso e o número de usuários que a usam cito os números abaixo.
ChatGPT (14, 6 bilhões de acessos), Character.ai (3,8 bilhões), QuillBot (1,1 bilhão), MidJourney (500,4 milhões), HuggingFace (316,6 milhões), Bard (242,6 milhões), NovelAI (238,7 milhões), CapCut (203,8 milhões), JanitorAI (192,4 milhões), CivitAI (177,2 milhões), Vocal Remover (165,5 milhões), You (140,3 milhões), Perplexity AI (134,4 milhões), CutOut Pro (133,5 milhões), Craiyon (128,1 milhões), HotPot (125,3 milhões), Copy.ai (109,3 milhões), Leonardo.ai (101,6 milhões), Jasper (94,9 milhões), DeepAI (89,1 milhões), ElevenLabs (88,6 milhões), Tome (88,4 milhões), Stable Diffusion (85,1 milhões), Writesonic (80,7 milhões), Playground AI (79,3 milhões), Eightfold (77,2 milhões), ClipDrop (74,8 milhões), Voicemod (73,5 milhões), Runway (73 milhões), Otter.ai (70,7 milhões), D-ID (67,3 milhões), Photoroom (66,1 milhões), Lexica (62,9 milhões), PixAI (61,5 milhões), Zyro (60,1 milhões),Synthesia (58,2 milhões), OpenArt (50,9 milhões), Zmo (49,6 milhões), Remini (49,4 milhões), Dezgo (47,9 milhões), Kaiber (47,6 milhões), VanceAI (41,7 milhões), Gamma (27,6 milhões), CrushOn (24,6 milhões), Taskade (23,1 milhões), Opus Pro (22,4 milhões), Claude (21,2 milhões), Personal (17,9 milhões), Noty (9 milhões), Chatdoc (8,6 milhões).
Note que temos muitas opções de IA a maioria delas com uma utilidade específica ou principal e seja qual for a IA ela já tem milhões senão bilhões de usuários.
Depende do ponto de vista, com algumas ressalvas, sim é. Por exemplo, se eu enviasse um cardápio de um restaurante com o nome dos pratos em chines e em inglês a IA conseguiria discernir, por exemplo, qual a correspondência da palavra de inglês para chines sem saber uma palavra nem de inglês nem de chines pela simples 'associação' do anagrama em chinês com a palavra em inglês. Se isso não é inteligência é o que ??? Veremos em documentos neste assunto como isto é feito em detalhes.